8 de março: SINDIJUFE-MT parabeniza as mulheres e participa de ato contra a violência

No Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário Federal do Estado de Mato Grosso (Sindijufe-MT) parabeniza as Servidoras e também as esposas dos Servidores do Judiciário Federal de Mato Grosso, lembrando que muitas vezes é a parceria e o suporte delas que asseguram o bom desempenho dos maridos na vida profissional. O Sindicato estende as homenagens às suas 03 funcionárias, que colocam em prática as ações da entidade, transformando o SINDIJUFE-MT num ponto de apoio e na casa dos Servidores do Judiciário Federal no estado.

O dia 08 de março, porém, foi muito além de homenagens, servindo também de reflexão e luta. Em Cuiabá o destaque foi um ato  sobre a violência contra as mulheres, na Praça Rachid Jaudy, no centro de Cuiabá, com a participação das diretoras Júlia Viñe e Juscileide Rondon, que também é coordenadora da Fenajufe. O local da manifestação, na Isaac Póvoas entre as ruas Comandante Costa e Barão de Melgaço, foi palco de um vergonhoso episódio de violência ocorrido no mês passado.

No dia 08 de fevereiro, por volta das 15h30, uma adolescente de 14 anos foi vítima de estupro nessa praça pública, em pleno centro da cidade. O caso teve grande repercussão até mesmo fora de Mato Grosso, por se tratar de um crime contra a dignidade sexual e, pior que isso, de estupro de vulnerável.

Estatísticas

A violência contra a mulher continua acontecendo de todas as formas, fora e dentro de casa. Segundo informações divulgadas pela mídia, em 2021 85 mulheres foram mortas violentamente em Mato Grosso, e 50% delas foram vítimas de feminicídio.  Do total de crimes ocorridos, 66 autores foram indiciados e 24 dos casos seguem em investigação. O levantamento faz parte de um estudo realizado desde 2020 pela Gerência de Inteligência Estratégica, da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil.

O aparato da segurança pública e as manifestações que acontecem anualmente em todo o País ainda são insuficientes para deter a violência contra a mulher. Nem mesmo as punições previstas pela  Lei Maria da Penha, por exemplo, têm sido o bastante para coibir os atos de violência doméstica contra a mulher.

Por meio de seus canais de divulgação, o SINDIJUFE-MT manifesta todo apoio às iniciativas da sociedade no sentido de combater a violência contra a mulher. O Sindicato também participa dos atos que acontecem com este objetivo, como é o caso da manifestação unificada de hoje na Praça Rachid Jaudy.

Luiz Perlato/SINDIJUFE-MT